quinta-feira, 12 de maio de 2011

Barraco no Plenário

Na noite desta quarta para quinta-feira o Plenário da Câmara foi palco de uma acalorada discussão entre o relator do projeto do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo, e a ex-senadora verde Marina Silva.
Marina repercutiu no Twitter uma acusação contra Aldo - de que ele teria fraudado o texto do projeto, depois de acordada com os líderes partidários a versão que iria à votação.

A mensagem  da ex-senadora, postada por volta da meia-noite, dizia: "estou no plenário da Câmara. Aldo Rebelo apresentou um novo texto, com novas pegadinhas, minutos antes da votação. Como pode ser votado?!"

Aldo rebateu com violência: ""Quem fraudou contrabando de madeira foi o marido de Marina Silva, defendido por mim nesta Casa quando era líder do governo".
Ele se referia a Fábio Vaz de Lima, citado em denúncias de supostas fraudes no Ibama. Aparentemente, Aldo não se deu conta de que também se auto-incriminava, ao confessar que teria acobertado uma fraude quando exercia a liderança do governo.

O coordenador da campanha de Marina à presidência da República pelo Partido Verde, deputado o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) gritou:
- Canalha! Traidor!

A explicação para o quiprocó veio do deputado Cândido Vacarezza, atual líder do governo. Ele confessou ser dele a culpa pelo líder do PT, Paulo Teixeira, ter recebido e assinado um texto diferente do que foi apresentado por Aldo Rabelo (PCdoB-SP) no plenário da Câmara.
Paulo Teixeira, segundo Vacarezza, assinou uma versão preliminar , depois modificada com o aval da liderança do governo. Sem saber disso, Teixeira protestou no plenário, irritando o relator e provocando toda a confusão.

 (Com informações de O Globo:  http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/05/11/votacao-do-codigo-florestal-adiada-devido-ao-racha-na-base-do-governo-924431722.asp
e O Dia online: http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2011/5/discussoes_entre_aldo_rebelo_e_marina_silva_causam_polemica_no_plenario_da_camara_163998.html)

Nenhum comentário: