sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Deputados britânicos vão para a prisão por despesas indevidas



Julgado por fraudar despesas parlamentares, o ex-deputado trabalhista Eric Illsley, 55, foi conduzido ontem (10/2) à prisão comum de Wandsworth, em Londres, onde deve ficar por um ano na companhia de assassinos, ladrões e estrupadores.

Illsley se declarou culpado de fraudar o erário público em 14.500 libras (cerca de 39 mil reais), reclamando despesas indevidas. Ele não tentou, entretanto, mascarar a fraude por meio de falsas notas fiscais, como alguns de seus colegas. A confissão não o livrou da condenação nem da prisão.


Condenado há um mês, ele só deixou o mandato de representante do distrito de Barnsley Central na última terça-feira (8/2), por insistência do primeiro-ministro conservador David Cameron e do líder trabalhista Ed Miliband.

Ao anunciar a sentença, o juiz Saunders afirmou que “é fundamental que o povo possa confiar em nossos legisladores e no seu uso dos recursos públicos”.  Para ele, “reconstruir essa confiança será provavelmente um longo processo”.

Não foi o primeiro

O primeiro político a ser levado à prisão, na esteira dos escândalos das despesas parlamentares, foi o ex-deputado trabalhista David Chaytor, após se declarar culpado no mês passado.

Chaytor foi condenado a 18 meses de cadeia por reclamar mais de 20 mil libras (54 mil reais) de despesas indevidas. A pena para esse tipo de crime é de dois anos, na Grã-Bretanha. Chaytor teve 25% de redução, por se declarar culpado.

Também foram condenados, embora se declarando inocentes, o trabalhista  não reeleito James Devine, 57, que reivindicou 8.385 libras (22.400 reais) por despesas indevidas, e o conservador Lord Taylor of Warwick.

Lord Taylor, 58, advogado e ex-produtor de televisão, foi o primeiro representante negro dos conservadores na Câmara dos Lordes. Ele foi submetido a julgamento na condição de  membro da nobreza, o que não o livrou de ser condenado por fraudar os contribuintes britânicos em pouco mais de 11 mil libras (30 mil reais).

Taylor aguarda em liberdade a sentença, que pode chegar a dois anos de prisão.James Devine também aguarda a sentença, prevista para o próximo mês.
Leia mais:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-1355537/MPs-expenses-Guilty-Jim-Devine-Eric-Illsley-up.html#ixzz1Dg7g3SxC

http://bctrialofbasi-virk.blogspot.com/2011/01/mr-justice-saunders-said-that-public.html

http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/mps-expenses/8281426/Lord-Taylor-found-guilty-of-fiddling-his-parliamentary-expenses.html

















Read more: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1355537/MPs-expenses-Guilty-Jim-Devine-Eric-Illsley-up.html#ixzz1Dg1ANOA8

Nenhum comentário: