quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Recordes de obstrução no Senado americano

No Senado americano, um senador pode continuar a falar indefinidamente, e enquanto durar o seu discurso, nenhuma matéria pode entrar em votação.
O objetivo do expediente, conhecido como filibuster, é postergar a votação final de um projeto por um tempo suficiente para chamar a atenção pública sobre a matéria e dar espaço à participação ou à pressão popular sobre o debate.
Não há, necessariamente, uma ligação entre os temas sobre os quais discorre o senador e a matéria do projeto. Alguns lêem a lista telefônica, dão receitas culinárias ou citam intermináveis documentos históricos. Nos casos extremos das obstruções mais longas, camas de campanha e outros materiais precisaram ser fornecidos aos senadores presentes.

Os mais longos filibusters da história do Senado, até agora, foram os seguintes:

1. O Sen. Strom Thurmond , da Carolina do Sul, falou durante 24 horas e 18 minutos contra a Lei dos Direitos Civis de 1957.
Ele não esteve sozinho nessa tarefa: segundo os registros do Senado, um grupo de senadores passou 57 dias obstruindo, entre 26 de março e 19 de junho, quando finalmente a Lei dos Direitos Civis de 1957foi aprovada..

2. O Sen. Alfonse D'Amato, de Nova Iorque, discursou durante 23 horas e 30 minutos em 1986, para barrar uma emenda ao orçamento militar que cortaria verbas para um jato de treinamento construído por uma companhia com sede em seu estado.

3. A terceira obstrução mais longa d história do Senado americano foi protagonizada pelo Sen. Wayne Morse, do Oregon. Morse discursou durante 22 horas e 26 minutos travar o debate do projeto de lei que dava aos estados direitos sobre o petróleo das zonas costeiras (Tidelands Oil bill), em 1953.

4. Em 1908, o Sen. Robert La Follette Senior, de Wisconsin, falou por 18 horas e 23 minutos para barrar o projeto Aldrich-Vreeland,  que autorizava o Tesouro americano a emprestar dinheiro aos bancos durante crises fiscais.

5. O quinto mais longo filibuster foi o do Sen. William Proxmire, de Wisconsin. Ele ocupou a tribuna durante 16 horas e 12 minutos, em setembro de 1981, em obstrução ao debate do projeto que aumentava o teto da dívida pública americana.

Fontes:
http://usgovinfo.about.com/od/uscongress/tp/Five-Longest-Filibusters.htm?nl=1
http://www.wisegeek.com/what-were-some-of-the-longest-filibusters-in-the-us-senate.htm

Nenhum comentário: